segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Como criar um CNPJ

CNPJ

O empreendedorismo faz parte da vida de muitos brasileiros. A cada dia, cresce o número de empresas que atuam no nosso território. As iniciativas vão de micros até grandes negócios em setores importantes da indústria e do comércio nacional.

Para abrir qualquer estabelecimento, você precisa criar o CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas) de sua instituição. É ele quem identifica um órgão junto a Receita Federal, trazendo as seguintes informações: data de abertura, titulo ou nome fantasia, endereço, situação cadastral, código e descrição de natureza jurídica, descrição das atividades econômicas secundárias, descrição da atividade principal etc.

Para obter o cadastro de sua empresa, você deve registrá-la na Junta Comercial ou no Cartório de Registro de Pessoas Jurídicas de sua cidade. Em seguida, acesse o site da Receita Federal, preencha a FCPJ (Ficha Cadastral de Pessoa Jurídica) via PGD e faça sua remessa através do Receita.Net.

Além disso, você deve enviar pelo cartão postal os seguintes documentos: protocolo de transmissão ou original do DBE (se o DBE for assinado por procurador, é necessário uma cópia autenticada) e cópia autenticada do ato constitutivo registrado no órgão competente.

Para ter acesso a todas essas informações, acesse www.receita.fazenda.gov.br, clique na opção “CNPJ”, localizada no menu “Empresas”, e depois em “Inscrição de Primeiro Estabelecimento (Matriz)”.

Além do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, a abertura de um estabelecimento exige a inscrição na prefeitura para a obtenção do CCM (Cadastro de Contribuintes Imobiliários), no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e em outros órgãos que podem variar de acordo com a área em que você pretende atuar. Portanto, pesquise bastante antes de tomar qualquer decisão e veja tudo o que é necessário para você virar um empreendedor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário